Rio Branco é um município brasileiro, capital do Estado do Acre, distando 3.123 quilômetros da capital Brasília. Localiza-se às margens do Rio Acre, no Vale do Acre e na microrregião homônima.
Principal município do Estado, de acordo com uma estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até agosto de 2012, a cidade possuía uma população de 348 354 habitantes, o qual a coloca como a sexta maior cidade da Região Norte do Brasil, porém com um crescente Potencial de Consumo. Sua área territorial é de 9 222,58 km², sendo o quinto município do estado em tamanho territorial.
O povoamento da região de Rio Branco se deu no início do século XIX, com a chegada de nordestinos. O desenvolvimento do município ocorreu durante um grande período dado pelo Ciclo da Borracha. Nesta época ocorreu ainda uma miscigenação da população, com traços do branco nordestino com índios Kulinaã, sendo que houve também influência de povos vindos de outras regiões do mundo, como turcos, portugueses, libaneses e outros.

Limites – Cidades Vizinhas

A prefeitura de Rio Branco, diferente das demais prefeituras brasileiras, divide a cidade em 7 áreas urbanas, denominadas regionais.
Cada regional possui peculiaridades, já que foram definidas com base em fatores socioeconômicos, comprendendo bairros e conjuntos com características semelhantes. Elas são numeradas de I a VII, sendo que cinco delas se localizam no 1º distrito: II, III, IV, V, VI; e outras duas no 2º distrito: I, VII. As regionais são compostas por aproximadamente 110 bairros.

Pontos Turísticos

Estádio de Rio Branco

Destaque
Palácio Rio Branco
É um dos mais famosos palácios de Rio Branco, construído em 1930 para abrigar a sede do governo do estado. Em 2008 foi transformado em um museu, onde são expostos fatos importantes da história do estado desde os seus primórdios.

Dados Principais sobre Rio Branco

População 377.057 hab. (2016)
IDH 0,727 – alto
Clima equatorial
Densidade 38,37 hb/km²

Vídeo sobre a cidade Rio Branco

Mapa Rio Branco